sexta-feira, 26 de abril de 2013

FJU Pará realiza a caminhada contra as drogas

O projeto DOSE MAIS FORTE foi criado com a função de auxiliar dependentes, ex-dependentes e usuários de drogas, isto desde as mais comuns até aos mais complexos tipos. Atualmente coordenado por Rodrigo Gavinho, o projeto tem realizado movimentos para combater esta que tem sido um dos problemas sociais de maior dificuldade atualmente.

FJU - Pará realiza a caminhada contra as drogas

Neste último sábado (16) foi realizada a caminhada de conscientização contra as drogas, promovido pela FJU-PA através do projeto.A concentração deu início na Praça da República localizada no centro de Belém, e contou com a presença de milhares de pessoas. Todas juntas num só objetivo: “O combate e a prevenção às drogas”.
Normalmente o primeiro contato com as drogas acontece no início da adolescência entre 13 e 16 anos, contudo há dados que comprovam que de acordo com a facilidade que existe hoje de ter acesso a estes entorpecentes, a juventude cada vez mais cedo tem sido apresentada aquela que irá marcar suas vidas para sempre.
FJU - Pará realiza a caminhada contra as drogas

A professora do Departamento de Psicobiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Ana Regina Noto, realizou uma pesquisa sobre as principais causas que promovem o uso das drogas. Em nota, informou que quando essas crianças e adolescentes passam a viver nas ruas, geralmente isso é resultado de sérios problemas na família. Durante o estudo que coordenou em todo o País, ela disse ter constatado que muitas vezes eles tentam voltar para o ambiente familiar.
 ”Eles estão bem na rua? Não. Eles tentam voltar constantemente para casa. Mas o que ocorre é que eles voltam para casa esperando por uma família diferente. Mas eles vão encontrar exatamente aquela família com quem um dia tiveram dificuldade de convivência. E aí acabam voltando para a rua.”
Sobre o assunto o atual coordenador do projeto Dose Mais Forte, conversou com a equipe VPR e falou sobre a importância de acompanhar e cuidar desses jovens, pois é nesse momento que muitos conhecem e se envolvem no mundo das drogas.
“O projeto tem um foco muito grande voltado para a reestruturação familiar, ou seja, tentamos entrar em contato com a família, para que haja uma reintegração entre ambas as partes permitindo assim que esses jovens voltem para casa. Contudo o foco principal é a prevenção, pois só assim o índice de usuários vai diminuir”.
A Dose mais forte realiza palestras, visitas em presídios e casas de reabilitações mostrando os resultados do projeto através de jovens que conseguiram mudar de vida. Trabalham com a mudança de fato e não hipóteses do que pode acontecer, por isso é de fundamental importância demonstrar os resultados do projeto.”
Rodrigo Gavinho, 29 anos, foi usuário de cigarros e bebidas alcoólicas durante muito tempo, acompanhou as experiências de amigos e familiares que usaram drogas.

FJU - Pará realiza a caminhada contra as drogasO coordenador da Força Jovem Universal – Pará, Roberto Guerra, relatou que eventos como a caminhada contra as drogas, é uma forma de mostrar a força da juventude que anseia por uma mudança, chamando atenção assim de políticos e governadores, pois passam a conhecer o trabalho da FJU-PA, que tem preparado os jovens para assumir funções até mesmo dentro da política. “A FJU-PA trabalha diretamente orientando, cuidando dos jovens lhes dando uma nova visão sobre a vida e nesses eventos temos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho.”
Jovens que outrora tiveram envolvimento com as drogas relataram esta experiência. Foi o caso de, Márcio Teixeira, de 21 anos, antes de conhecer o trabalho da FJU-PA era viciado, usava maconha, pasta de cocaína, oxi, entre outras drogas, chegando a traficar e a roubar dentro de casa para sustentar o vicio. Através de sua mãe conheceu o trabalho da FJU e hoje é um jovem livre das drogas e totalmente transformado.
O evento contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CTBEL, e autoridades políticas, como o deputado Divinos Santos e o Vereador Raul Batista. A equipe da Rede Record Belém também esteve no local fazendo a cobertura deste movimento.
Vídeo:

Veja a peça teatral que foi apresentada pela Cia. Arte e Ação, Fotografias:

Clique aqui e veja as fotos!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário