sexta-feira, 26 de abril de 2013

Entrevista exclusiva com o novo Coordenador da FJU – PA, Roberto Guerra

Entrevista exclusiva com o novo Coordenador da FJU - PA, Roberto GuerraEle é natural de Campos Belos, Goiás, chegou à Brasília aos 12 anos de idade, onde viveu 21 anos, passou oito meses no estado do Piauí, e atualmente está no Pará, há 11 meses. Roberto Valério Batista de Araújo, mais conhecido como Roberto Guerra, tem 34 anos e é casado há nove com Nilda Araújo. Servindo a Deus no Altar há 14 anos, o Pastor Roberto Guerra assume desta vez a grande missão de Coordenar a Força Jovem Universal do Estado do Pará, e em entrevista exclusiva à Equipe VPR-PA, o novo coordenador da FJU responde algumas perguntas acerca deste mais novo trabalho e etapa de seu ministério, revelando suas expectativas, opiniões acerca da juventude atual, além de também deixar um recado especial para toda a FJU-PA. Confira a entrevista:


Equipe VPR: Qual a expectativa do senhor para esta nova etapa do seu ministério, passando a estar como o atual Coordenador da FJU-PA?
Pastor Roberto: “A expectativa é a das melhores. Até porque nós começamos na Força Jovem assim que chegamos ao Cenáculo do Espírito Santo, então nós sabemos que o jovem tem uma força muito grande, uma energia, disposição. E a expectativa para o trabalho é das melhores porque nós sabemos que o estado do Pará, existem muitos jovens sofrendo, precisando de ajuda, então nós cremos que o trabalho andará da melhor maneira possível e nós vamos atingir as nossas metas e os nossos objetivos que é trazer o maior número de jovens, tirar jovens das drogas, do mundo da criminalidade, fazer com que haja um processo de recuperação de todos aqueles jovens que humanamente falando são um caso perdido, que de repente a sociedade acha que não tem mais jeito e que considera que não há mais nenhuma possibilidade de recuperação, nós estaremos fazendo um trabalho forte pra poder recuperar esses jovens, pra poder tirar os jovens das drogas, da criminalidade e a levar os jovens a um futuro promissor e a um futuro que toda a sociedade e todos nós esperamos da juventude. Essa é a nossa expectativa.
Equipe VPR: Na sua opinião, qual a importância dos Projetos dentro da Força Jovem?
Pastor Roberto: A importância dos Projetos na FJU-PA é muito importante, porque é exatamente através dos projetos que nós vamos alcançar os jovens. Por exemplo: dentro da FJU-PA, nós temos o trabalho voltado para aqueles jovens que estão perdidos e que precisam ocupar a sua mente com algo. Os jovens, como eu disse ainda pouco, tem uma disposição muito grande, uma energia e esse jovem vai gastar a energia que ele tem de alguma forma, se nós não conseguirmos alcançar eles através dos projetos, então eles vão acabar se voltando para as drogas, para a marginalidade… Alguma coisa o jovem vai inventar. Então eu creio que o trabalho dos projetos, como o ‘Dose mais forte’, do esporte, do teatro, da dança que é muito importante também. Eu confesso que eu consegui me firmar no Cenáculo do Espírito Santo e na FJ através dos projetos. Eu lembro que assim que eu cheguei ao Cenáculo eu comecei a participar dos grupos de dança, da coreografia, acabei me envolvendo com aquilo ali e ocupei a minha mente, e esse é o objetivo dos projetos: ocupar a mente dos jovens para que assim eles venham se firmar completamente, sejam batizados com o Espírito Santo e assim passem a andar com as suas próprias pernas.
Equipe VPR: O que a Força Jovem Universal Pará pode esperar deste novo trabalho?
Pr. Roberto Guerra: Podem esperar principalmente muito trabalho. Essa será a nossa prioridade: trabalhar. Quando a gente fala de trabalhar, é claro que não falamos apenas em trazer jovens, mas trabalhar no sentido de conseguir ideias, conseguir parcerias com as empresas, com as pessoas que se colocarem à disposição da Força Jovem para nos ajudar. Então nós vamos trabalhar em buscar parcerias para poder ajudar e a oferecer o melhor para os jovens que chegarem até a gente. Daí fazer um trabalho de qualidade para manter os jovens que já estão firmes, procurando ajudar esses jovens que já estão conosco e através destes jovens, trazer muitos outros jovens que estão perdidos a se recuperarem; a se ingressarem no mercado de trabalho, a ingressar numa faculdade, se profissionalizar, recuperar os jovens que estão perdidos. Então eu creio que nós temos muito o que fazer nessa nova etapa agora no nosso ministério no FJU-PA.
Equipe VPR: Quais as principais necessidades que o senhor vê que a juventude atual enfrenta e como o Força Jovem se encaixa na necessidade que a juventude enfrenta hoje em dia?
Pr. Roberto: Eu penso o seguinte: a maior dificuldade que os jovens enfrentam hoje é a falta de apoio. Às vezes o apoio principalmente fora de casa. Na maioria das vezes o jovem tem o apoio dentro de casa, mas quando ele sai muitas vezes ele não consegue encontrar apoio no trabalho, apoio junto com os colegas e, para se mostrar fortes, eles acabam se envolvendo com as drogas, com assalto à mão armada, criminalidade e é aí que surge as brigas, brigas de gangues. E eu penso que a maior dificuldade do jovem hoje é o apoio. O jovem, na sua maioria, não têm tido apoio, aí está a maior razão dos jovens se envolverem no mundo das drogas, da marginalidade, da criminalidade. E o Força Jovem pode influenciar na vida dos jovens justamente através dos trabalhos que são realizados no grupo. Eu creio que o Força Jovem têm muito o que passar para esses jovens. O trabalho não é fácil. Trabalhar com jovem é muito difícil. Não pelo fato de que o jovem é difícil, mas pelo fato de que a nossa luta é contra o mal que age querendo levar os jovens para a destruição. E tenho a certeza de que nós da Força Jovem temos muito a passar para esses jovens que estão perdidos aí fora e eu tenho a certeza de que nós vamos conseguir alcançar o objetivo principal que é tirar os jovens da vida que eles têm vivido dando a eles o apoio que eles precisam.
Entrevista exclusiva com o novo Coordenador da FJU - PA, Roberto Guerra

Veja o recado que o novo Coordenador da FJU – PA, deixou para a juventude paraense:

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário